A Universidade Estadual do Paraná - Unespar, por meio das Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, neste ano, realizará a quarta edição do SIPEC - Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica, que congrega o IX EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, o VI EAEX - Encontro Anual de Extensão e Cultura, o IV EAITI - Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, e o EAIC-Jr - Encontro Anual de Iniciação Científica do Ensino Médio. O IV SIPEC, a ser realizado na modalidade on-line, terá como a temática “Desenvolvimento social e Inteligência Artificial: Impactos na pesquisa, extensão, cultura, inovação e tecnologia”.

 

O Encontro caracteriza-se como um evento institucional que tem como objetivo disseminar, junto à comunidade interna e externa da Universidade, a produção científica, tecnológica, de inovação e extensionista, desenvolvida no âmbito dos programas de IC & ITI (PIC, PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM, PITI e PIBITI), PIBEX e PIBIS, a fim de possibilitar o intercâmbio e a reflexão acerca de pesquisas e de projetos extensionistas desenvolvidos por acadêmicos da Unespar, nas diversas áreas do conhecimento. Tais pesquisas e projetos de extensão contam com a orientação e supervisão de docentes dos sete campi da Unespar, são desenvolvidas no período de 12 meses e apresentam os resultados de um ano de trabalho em prol da ciência, da pesquisa, da inovação, da extensão da e cultura. O SIPEC apresenta-se, portanto, como uma das principais atividades para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e extensão, e de seus resultados, na Universidade.

 

Esse evento que ocorre desde 2020, congrega o Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC) da Unespar, realizado a partir de 2015 e já foi sediado pelos campi de Campo Mourão (2015 e 2019), Paranavaí (2016), Apucarana (2017), Paranaguá (2018) e realizado de forma online de 2020 a 2022. O Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação da Unespar (EAITI) aconteceu pela primeira vez no ano de 2020, juntamente à primeira edição do SIPEC, possibilitado pelo início do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PITI/PIBITI) da Unespar, em 2019. O Encontro Anual de Extensão e Cultura (EAEX) teve sua primeira edição realizada em 2018, em Paranaguá, e ocorreu no mesmo período do EAIC. Em 2019, o EAEX foi realizado em Campo Mourão e, a partir de 2020, considerando o contexto da pandemia de Covid-19, passou a realizar-se de forma on-line. Também em 2020, considerando que os eventos são realizados de forma simultânea, definiu-se pela realização em conjunto, originando-se o Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica, quem em 2023, em sua quarta edição, incorpora o Encontro Anual de Iniciação Científica do Ensino Médio (EAIC-Jr) da Unespar.

 

O tema “Desenvolvimento social e Inteligência Artificial: Impactos na pesquisa, extensão, cultura, inovação e tecnologia” busca trazer para o SIPEC a reflexão sobre o contexto atual para o desenvolvimento da pesquisa, da extensão, da cultura, da inovação e da tecnologia. Vivemos um tempo em que a tecnologia está presente em todas as atividades, alcançando espaços nunca imaginados.

 

Em meio a esse cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem avançado, trazendo alguns cenários possíveis; alguns positivos e outros negativos. Porém, é inegável que nesse processo não há volta, não haverá retrocesso, o que nos leva a perguntar: em que medida a IA apresenta impactos no desenvolvimento social, considerando as diferentes áreas de abrangência da sociedade? De que maneira a IA se comporta no desenvolvimento das pesquisas e, por conseguinte, da extensão, da cultura e da própria inovação e tecnologia? Há limites para o desenvolvimento e uso da IA? Qual seria o fórum para tal debate?

 

Essas e outras questões podem ser discutidas a partir da temática apresentada, proporcionando um momento de reflexão e análise do contexto atual e do relacionamento da universidade com a sociedade, com vistas a entender qual o papel da universidade diante dessas questões.

 

SIGLAS:

CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

EAEX: Encontro Anual de Extensão e Cultura.

EAIC: Encontro Anual de Iniciação Científica.

EAIC-Jr: Encontro Anual de Iniciação Científica do Ensino Médio.

EAITI: Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.

FA: Fundação Araucária do Paraná.

IA: Inteligência artificial.

IC: Iniciação Científica.

ITI: Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

PIBEX: Programa Institucional de Extensão.

PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

PIBIC-Af: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas

PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

PIBIS: Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social.

PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

PIC: Programa Institucional de Iniciação Científica voluntário.

PITI: Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

PROEC: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

PRPPG: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

SIPEC: Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica.

UNESPAR: Universidade Estadual do Paraná.

 

Conheça os Cadernos de Dados de edições anteriores:

Realização

PRPPG
PROEC
Unespar

Apoio

Fundação Araucaria
SETI
CNPq