O objetivo é reconhecer institucionalmente os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e de qualidade de seu relatório final de pesquisa
O Destaque Institucional é destinado aos bolsistas do CNPq participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), que tenham desenvolvido pesquisas no período de 1º de setembro de 2021 a 30 de agosto de 2022.
A divulgação e a Certificação Destaque do ano de 2022 será realizada no III SIPEC - Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica da Unespar, conforme programação do evento.
A Certificação Destaque será atribuída a três categorias:
1) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias;
2) Ciências da Vida;
3) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Para cada uma das categorias, serão reconhecidos e certificados 3 (três) bolsistas com as melhores avaliações no Trabalho Final (artigo/ensaio) entregue junto do Relatório Técnico Final do PIBIC 2021/2022.
Em caso de empate, para as classificações, serão adotados os seguintes critérios:
1) maior quantidade de publicação dos resultados da pesquisa em periódico;
2) maior quantidade de publicação dos resultados da pesquisa em eventos científicos;
3) maior quantidade de apresentação oral dos resultados da pesquisa em eventos científicos.
O melhor classificado de cada categoria será indicado pela Unespar ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, edição 2023, caso esta instituição promova a premiação.